terça-feira, 17 de julho de 2012

Gato com a pata machucada, o que fazer?

Criei este blog por causa desta pergunta: "Gato com a pata machucada, o que fazer?". Infelizmente procuramos na internet a resposta e não a encontramos. Resgatei essa semana um gatinho lindo que estava com a patinha machucada e a primeira coisa a se fazer nesses casos e leva-lo a veterinário. O problema e que estamos sem dinheiro o que acontece quase sempre quando se precisa. E ai? Como se deve proceder para diminuir o sofrimento do animalzinho?
Só quero esclarecer aqui que isso só deve ser tentado em ultimo caso, procure se informar antes se não ha nenhum veterinário do bairro ou um outro que faça a consulta gratuitamente ou com um preço acessível.
Graças a Deus o Mauro encontrou um veterinário na instrumental técnica onde foi comprar atadura gessada e ele informou o seguinte:
1. Primeiro olhar a almofadinha da pata, se estiver escurecida é uma característica de que está quebrada, felizmente o do nosso gatinho não estava, então ele diagnosticou luxação (fissura no osso) ou torção.
2. Ele perguntou que anti-inflamatório ele estava tomando, estamos dando nimesulida (remédio pediátrico) por ser mais acessível do que remédio veterinário, estávamos dando 8 gotas de 8h/8h, informamos que o gato era adulto (porte grande, de aproximadamente 4kg), ele nos orientou a dar 15 gotas de 8h/8h pois nosso gatinho miava muito com dor.
3. Imobilizar a pata.
Ensinou como deveria ser colocada a atadura:
 - Colocar o gatinho deitado.
 - Não ficar com o rosto próximo ao do felino para evitar ataques quando for aplicar o curativo.
 - Ter uma pessoa para auxilia-lo.
 - Importante ter sempre um segurando por trás da nuca do gato, puxando a pele.
 - Cobrir com algodão a superfície da pata para não grudar no pelo, nem pelar a parte atada.
 - Aplicar a atadura gessada umedecendo-a com água.
 - Acima do cotovelo para não soltar.
Fica a dica amigos. Isso é um diagnostico para gato sem pata quebrada, mas talvez ajude. E como disse no inicio procurem de todas as maneiras um meio para ir com um profissional, só em ultimo caso usem essa dica.
Que Deus os abençoe e os protejam,

Felis Catus.


43 comentários:

  1. mt obrigado me ajudou mt pelo caso de veterinário cobrar mt caro apenas para olha e cause o dobro pra passar um remedio ou até mesmo enfaixar..
    o remedio nao da alguma reação ruim no gato ?
    Obrigado ^.^

    ResponderExcluir
  2. acho que meu gato quebro a pata,ele ta tomando remédios anti-inflamatório pra dor e cálcio pro ossos e enxofre.Hoje ta fazendo 8 dias que ele se machucou notamos tb que hoje que no xixi dele saiu sangue o que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu gato pode está com problemas na urina,cuide se não ele pode vir ao falecimento,dê uma ração premium ou super premium e que ajude ele a tomar água

      Excluir
    2. Seu gato pode está com problemas na urina,cuide se não ele pode vir ao falecimento,dê uma ração premium ou super premium e que ajude ele a tomar água

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Pode ser problema renal, causado pelo anti_inflamatório, esse tipo de medicamento deve ser dado com intervalos,não se pode pode dar muitos dias seguidos.Procure imediatamente o veterinário.

      Excluir
  3. OBRIGADO ESTAVA NECESSITANDO DESTAS INFORMAÇÕES

    SORAYA OLIVEIRA
    SALVADOR-BA

    ResponderExcluir
  4. oi , boa tarde , meu gato esbarrou em algum lugar , mais eu nao pude ver onde foi , ele esta estranho n bota a pata no chao , so anda com ela levantada , minha mae so chega a noite , estou meio nervosa pq nao tenho ideia do q fazer , estou meio nervosa pq nao sei se quebro , ou torceu , ou se apena esta doendo , to com pena da minha pequena penelope !

    ResponderExcluir
  5. boa noite. meu gato veio da rua com a pata machucada na parte suerior como o nosso antebraço . esta doendo pois ele nao deixa mexer nem olhar. o ruim e que o veterinário aqui e caro. passei gelol e queria dar algo a ele . dipirona ou um outro tira dor ...pode ? se nao ode , qual o outro.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. "boa noite. meu gato veio da rua com a pata machucada na parte suerior como o nosso antebraço . esta doendo pois ele nao deixa mexer nem olhar. o ruim e que o veterinário aqui e caro. passei gelol e queria dar algo a ele . dipirona ou um outro tira dor ...pode ? se nao ode , qual o outro.?"

      para um caso parecido aqui em casa,o veterinario indicou:

      DORLESS V 12mg( USO VETERINARIO ) 1/2 COMPRIMIDO A CADA 12 HORAS por 4 dias = ESTE É PARA DOR SÓ 4 DIAS FOI INDICADO NA RECEITA,MAS COMO NAO SERÁ OPERADO ,A GATA AQUI VAI CONTINUAR TOMANDO (PREÇO DA CIRURGIA MAIS DE MIL REAIS)

      ATENCAO O NOME É DORLESS V ,NAO É O REMEDIO DORILESS DE USO HUMANO ,POIS ESTE É TOXICO PARA PETS


      TAMBEM FOI RECEITADO
      PROFENID (REMEDIO DE USO HUMANO) 20mg/ml 4 gotas por dia DURANTE 4 DIAS SÓ 4 DIAS ,ESTE É ANTI INFLAMATORIO ( FORTE ,ENTAO CUIDADO )(

      A GATA QUE RECEBEU ESTAS INDICAÇOES
      FEMEA ,CASTRADA ,2,5 KILOS ,MAIS DE 2 ANOS ,FOI FEITO RAIO X CONSTATANDO OSSO ESTILHACADO DO ANTE BRAÇO,FOI INDICADO CIRRURGIA ,MAIS ESTA É MUITO CARA NO MOMENTO )

      SE VC NAO CONSEGUIR DAR OS REMEDIOS A ELE ,ELE TERÁ QUE TOMAR INJESAO ,ESTA COSTUMA SER DE 10 A 20 REAIS ,FORA A CONSULTA

      Excluir
  6. Ola q remedio posso dar p gato antiimflamatorio ela ta c patinha machucada mais nao esta quebrada so q ta tristinha

    ResponderExcluir
  7. Minha gata foi atropelada e uma vizinha pegou ela pra curar sem eu saber e agora ela me trouxe a gata. Mas ela nao levou no veterinário e a pata sarou quebrada. Ela nao consegue pisar com a pata que esta molenga. Tem jeito ainda? ?? Oq eu faço??

    ResponderExcluir
  8. Meu gato está com a patinha inchada, e não consegue colocar ela no chão, não posso pagar veterinário no momento, OQ eu faço?😢

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ja aconteu com o meu gato limpe o local olho ser nao e a unha dele ou um ferimento causado por mordida de cachorro.

      Excluir
  9. Meu gato está com a para inchada notei q tinha um elástico presença na pata , já o retirei, mas ainda está inchada a pata... O que preciso fazer ? Se passou umas 10 horas a remoção do elástico .. Ela consegue andar normal ... Mas está bem inchada ...

    ResponderExcluir
  10. Gente me ajude , pois o meu gatinho não está conseguindo por uma patinha no chão
    Oq eu faço ??

    ResponderExcluir
  11. As patas dele sao escuras uma cachorro mordeu a pata dele um descuido ai ele ficou sem mexer a pata dele a traseira uma delas por favor mim ajude!

    ResponderExcluir
  12. Gente, eu perdi uma gata por causa de nimesulida!
    Só não perdi outro porque ficou internado e deu pra salvar... Cuidado!

    ResponderExcluir
  13. Meu Deus sao otimas essas dicas Mais infelismente a minha gatinha foi maltratada por aguem tava gravida perdeu o filhote ta com apata trazeira quebrada ta roxa E na parte de cima perto do rabo tem ferimentos precendo dois buracos na parte de dentroentre a coxa E a barriga tem Mais um corte E desde ontem que Nao consigo dormir pq ela se mexe E mia de dor E eu Nao tenho condiçoes financeira nenhuma para levala ao veterinario E nenhum atende gratuito Meu Deus to sofrendo muito doi no. Coraçao ver tudo isso E Nao poder fazer nada

    ResponderExcluir
  14. Minha gatinha esta com a pata muito inchada o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  15. Minha gatinha esta com a patinha muito inchada n sei o que causou esse inchaço, ela esta andando mais a patinha esta visivelmente inchada por favor o que devo fazer? Desde já agradeço bjs.

    ResponderExcluir
  16. Ola minha gatinha caiu nesta semana.a patinha esquerda bem já no dedinho esta com dificuldade para andar .mais andar devagar...o problema e que não quer comer bem e nem bebe agua desde dia não fez coco
    ..ela não mia com dor só fica dei tardinha... Estou preocupada o que faco...não tenho nenhuma condições de levar a um veterinário
    ..estou desempregada...mim ajudem si for posivel..

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Minha gatinha esta com a patinha sangrando e machucada mas eu n tenho remedio. O que eu faço?

    ResponderExcluir
  19. Minha gatinha é filhote, ela ta com a patinha mancando e enxada posso dar uma gota de dipirona ela para aliviar a dor?

    ResponderExcluir
  20. Tbm gostaria de saber a Dosagem de nimesulida para um gatinho criança ainda. Meu gatinho não está colocando a patinha no chão e está muito inchada e um pouco quente. Pode ter sido alguma abelha que o picou ou outro tipo de machucado que não identifico. Preciso medica-lo. Mas preciso saber a Dosagem correta para um gatinho pequeno.

    ResponderExcluir
  21. Tbm gostaria de saber a Dosagem de nimesulida para um gatinho criança ainda. Meu gatinho não está colocando a patinha no chão e está muito inchada e um pouco quente. Pode ter sido alguma abelha que o picou ou outro tipo de machucado que não identifico. Preciso medica-lo. Mas preciso saber a Dosagem correta para um gatinho pequeno.

    ResponderExcluir
  22. Minha gata caiu do terceiro andar eu acho que machucou a patinha dela eu estou desempregada não sei o que fazer

    ResponderExcluir
  23. Minha gata caiu do terceiro andar eu acho que machucou a patinha dela eu estou desempregada não sei o que fazer

    ResponderExcluir
  24. Bom dia. A minha gatinha tem 2 meses e hoje ao descer da cama deve de ter caido mal, pois ficou a coxear, no entanto brinca na mesma so evita usar essa pata e tenta nao a colocar no chao. Que posso fazer? Alguem me pode ajudar

    ResponderExcluir
  25. Bom dia. A minha gatinha tem 2 meses e hoje ao descer da cama deve de ter caido mal, pois ficou a coxear, no entanto brinca na mesma so evita usar essa pata e tenta nao a colocar no chao. Que posso fazer? Alguem me pode ajudar

    ResponderExcluir
  26. Minha Gata foi batida na parte superior da parte traseira. Queria Saber o que eu faco ja que aqui nao tem veterinario gratuíto. Me Ajude Por favor

    ResponderExcluir
  27. Boa noite!! Tudo bem??
    Então o meu gatinho fugiu pra rua e assim que voltou ele veio com a pata cortada e está um pouco encrava, mas no momento não tenho dinheiro, oque posso está fazendo??

    ResponderExcluir
  28. Boa noite!! Tudo bem??
    Então o meu gatinho fugiu pra rua e assim que voltou ele veio com a pata cortada e está um pouco encrava, mas no momento não tenho dinheiro, oque posso está fazendo??

    ResponderExcluir
  29. Vocês gastam dinheiro com cerveja, comida desnecessária, cosméticos e até com roupas, mas preferem deixar seu animal sentir dor e morrer para evitar gastar dinheiro com veterinário. Se fosse um caso simples de um pequeno machucado, mas, problemas como os que foram relatados em muitos comentários aqui são situações que só um veterinário pode diagnosticar e indicar os medicamentos corretos os quais, inclusive, não podem ser ministrados sem saber a causa, tampouco remédios humanos que podem intoxicar o animal.

    ResponderExcluir
  30. Minha gatinha foi atropelada e machucou a pata. Esta andando apenas com 3. E sente dor ao movimentar a perna. Qual remédio? Tem possibilidade dela voltar a andar normalmente?

    ResponderExcluir
  31. Minha gatinha foi atropelada e machucou a pata. Esta andando apenas com 3. E sente dor ao movimentar a perna. Qual remédio? Tem possibilidade dela voltar a andar normalmente?

    ResponderExcluir
  32. Minha gatinha foi atropelada e machucou a pata. Esta andando apenas com 3. E sente dor ao movimentar a perna. Qual remédio? Tem possibilidade dela voltar a andar normalmente?

    ResponderExcluir
  33. S.O.S
    NÃO SEI O QUE FAZER!!!!! MINHA GATINHA DE UM MÊS CAIU DE CIMA DE UM MÓVEL HOJE É NAO CONSEGUE MEXER A PATINHA SE EU PEGO ELA GRITA NAO SEI O QUE FAZER. ELA ESTA PELOS CANTOS ESCOLHIDA,ANDANDO SO COM 3 PATAS

    ResponderExcluir