terça-feira, 17 de julho de 2012

Gato com a pata machucada, o que fazer?

Criei este blog por causa desta pergunta: "Gato com a pata machucada, o que fazer?". Infelizmente procuramos na internet a resposta e não a encontramos. Resgatei essa semana um gatinho lindo que estava com a patinha machucada e a primeira coisa a se fazer nesses casos e leva-lo a veterinário. O problema e que estamos sem dinheiro o que acontece quase sempre quando se precisa. E ai? Como se deve proceder para diminuir o sofrimento do animalzinho?
Só quero esclarecer aqui que isso só deve ser tentado em ultimo caso, procure se informar antes se não ha nenhum veterinário do bairro ou um outro que faça a consulta gratuitamente ou com um preço acessível.
Graças a Deus o Mauro encontrou um veterinário na instrumental técnica onde foi comprar atadura gessada e ele informou o seguinte:
1. Primeiro olhar a almofadinha da pata, se estiver escurecida é uma característica de que está quebrada, felizmente o do nosso gatinho não estava, então ele diagnosticou luxação (fissura no osso) ou torção.
2. Ele perguntou que anti-inflamatório ele estava tomando, estamos dando nimesulida (remédio pediátrico) por ser mais acessível do que remédio veterinário, estávamos dando 8 gotas de 8h/8h, informamos que o gato era adulto (porte grande, de aproximadamente 4kg), ele nos orientou a dar 15 gotas de 8h/8h pois nosso gatinho miava muito com dor.
3. Imobilizar a pata.
Ensinou como deveria ser colocada a atadura:
 - Colocar o gatinho deitado.
 - Não ficar com o rosto próximo ao do felino para evitar ataques quando for aplicar o curativo.
 - Ter uma pessoa para auxilia-lo.
 - Importante ter sempre um segurando por trás da nuca do gato, puxando a pele.
 - Cobrir com algodão a superfície da pata para não grudar no pelo, nem pelar a parte atada.
 - Aplicar a atadura gessada umedecendo-a com água.
 - Acima do cotovelo para não soltar.
Fica a dica amigos. Isso é um diagnostico para gato sem pata quebrada, mas talvez ajude. E como disse no inicio procurem de todas as maneiras um meio para ir com um profissional, só em ultimo caso usem essa dica.
Que Deus os abençoe e os protejam,

Felis Catus.


9 comentários:

  1. mt obrigado me ajudou mt pelo caso de veterinário cobrar mt caro apenas para olha e cause o dobro pra passar um remedio ou até mesmo enfaixar..
    o remedio nao da alguma reação ruim no gato ?
    Obrigado ^.^

    ResponderExcluir
  2. acho que meu gato quebro a pata,ele ta tomando remédios anti-inflamatório pra dor e cálcio pro ossos e enxofre.Hoje ta fazendo 8 dias que ele se machucou notamos tb que hoje que no xixi dele saiu sangue o que eu faço?

    ResponderExcluir
  3. OBRIGADO ESTAVA NECESSITANDO DESTAS INFORMAÇÕES

    SORAYA OLIVEIRA
    SALVADOR-BA

    ResponderExcluir
  4. oi , boa tarde , meu gato esbarrou em algum lugar , mais eu nao pude ver onde foi , ele esta estranho n bota a pata no chao , so anda com ela levantada , minha mae so chega a noite , estou meio nervosa pq nao tenho ideia do q fazer , estou meio nervosa pq nao sei se quebro , ou torceu , ou se apena esta doendo , to com pena da minha pequena penelope !

    ResponderExcluir
  5. boa noite. meu gato veio da rua com a pata machucada na parte suerior como o nosso antebraço . esta doendo pois ele nao deixa mexer nem olhar. o ruim e que o veterinário aqui e caro. passei gelol e queria dar algo a ele . dipirona ou um outro tira dor ...pode ? se nao ode , qual o outro.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. "boa noite. meu gato veio da rua com a pata machucada na parte suerior como o nosso antebraço . esta doendo pois ele nao deixa mexer nem olhar. o ruim e que o veterinário aqui e caro. passei gelol e queria dar algo a ele . dipirona ou um outro tira dor ...pode ? se nao ode , qual o outro.?"

      para um caso parecido aqui em casa,o veterinario indicou:

      DORLESS V 12mg( USO VETERINARIO ) 1/2 COMPRIMIDO A CADA 12 HORAS por 4 dias = ESTE É PARA DOR SÓ 4 DIAS FOI INDICADO NA RECEITA,MAS COMO NAO SERÁ OPERADO ,A GATA AQUI VAI CONTINUAR TOMANDO (PREÇO DA CIRURGIA MAIS DE MIL REAIS)

      ATENCAO O NOME É DORLESS V ,NAO É O REMEDIO DORILESS DE USO HUMANO ,POIS ESTE É TOXICO PARA PETS


      TAMBEM FOI RECEITADO
      PROFENID (REMEDIO DE USO HUMANO) 20mg/ml 4 gotas por dia DURANTE 4 DIAS SÓ 4 DIAS ,ESTE É ANTI INFLAMATORIO ( FORTE ,ENTAO CUIDADO )(

      A GATA QUE RECEBEU ESTAS INDICAÇOES
      FEMEA ,CASTRADA ,2,5 KILOS ,MAIS DE 2 ANOS ,FOI FEITO RAIO X CONSTATANDO OSSO ESTILHACADO DO ANTE BRAÇO,FOI INDICADO CIRRURGIA ,MAIS ESTA É MUITO CARA NO MOMENTO )

      SE VC NAO CONSEGUIR DAR OS REMEDIOS A ELE ,ELE TERÁ QUE TOMAR INJESAO ,ESTA COSTUMA SER DE 10 A 20 REAIS ,FORA A CONSULTA

      Excluir
  6. Ola q remedio posso dar p gato antiimflamatorio ela ta c patinha machucada mais nao esta quebrada so q ta tristinha

    ResponderExcluir
  7. Minha gata foi atropelada e uma vizinha pegou ela pra curar sem eu saber e agora ela me trouxe a gata. Mas ela nao levou no veterinário e a pata sarou quebrada. Ela nao consegue pisar com a pata que esta molenga. Tem jeito ainda? ?? Oq eu faço??

    ResponderExcluir